//




Texto Do Livro
"VOZ DA ALMA"
Poesia e Prosa
Rosimeire Leal da Motta Piredda

Editora CBJE - Rio de Janeiro Brasil
Novembro/ 2005

MINHA EXISTÊNCIA
Rosimeire Leal da Motta Piredda

(Texto Reflexão Sobre A Vida.)

 


O amor à terra natal, é um sentimento que surge pelo prazer de estar em liberdade. Ter livre arbítrio para pisar num solo amigo e, principalmente, pelo fato de termos nascido, crescido e adquirido experiências, que talvez em outro lugar não teriam sido possíveis.

Não sei se acredito em destino, mas algo colocou-me aqui, para que a fita da minha vida se desenrolasse na tela de alguma parte do Espírito Santo. Um vídeo, no qual projetam cenas que são mais do que uma mera realidade... é a história de uma existência.

O litoral capixaba abre suas portas para dar passagem a um pequeno roteiro de meu íntimo; da alma que está em mim e que precisa urgentemente ser libertada e sair dos caminhos incertos.

A escola da vida não é a mais valorizada, porém é a mais indicada, pois é dela que tiramos a frase: "Vivendo e aprendendo." É o que nos faz ter a capacidade de definir o que é tomado como inexplicável. Afinal, o que existe são pessoas que desconhecem o seu próprio mundo, por simplesmente não saberem viver.

Às vezes um sofredor é mais inteligente do que um sábio, porque ele é conhecedor da arte de sobreviver às lutas cotidianas, e é como o pássaro "Fênix" que ao ser queimado, renasce das próprias cinzas... sabe ouvir a voz da razão, é um homem sensato.

No entanto, não se deve esquecer que tudo passa. Por mais que tentemos impedir, a areia irá escorrer pela ampulheta. O presente se transformará em passado. Em cada esquina, em cada momento, a luz se refletirá e se apagará. Um erro por maior que seja, poderá ser modificado, consertado através do tempo. E depois, nada é perfeito, nem eterno. Como no teatro, no fim de cada ato, haverá sempre o fechar das cortinas.

---------------------------------------------------------------

Voltar
para o Índice

 



Crônica - "Minha Existência"
Texto Do Livro "Voz Da Alma"
Editora CBJE - Rio de Janeiro - Brasil -
Novembro/ 2005
Autora - Rosimeire Leal da Motta Piredda


Crônica: Minha Existência
4.ª Antologia Novos Talentos
da Crônica Brasileira
CBJE Editora - Rio de Janeiro - RJ- Agosto - 2006


Crônica: Minha Existência
Concurso "Internacionalizando
O Novo Escritor "
6.º Lugar - Vespasiano/MG - Maio/2007