TEXTOS DO LIVRO "EU POÉTICO"
Poesia e Prosa
de Rosimeire Leal da Motta Piredda

Editora CBJE - Rio de Janeiro -
Brasil Agosto/ 2007.

 

 

Voltar para o Índice

CONSELHOS DE AGRICULTOR EXPERIENTE
Rosimeire Leal da Motta Piredda

Obs: Texto narrado por meu pai, Pedro Sabino da Mota (1912/-)

(Se, pela primeira vez, pretende fazer uma plantação ou uma horta em sua casa, antes, leia os conselhos e Orientações de um Agricultor Experiente.)

 

Para uma colheita sadia, é vital que as sementes sejam plantadas, na lua nova (ou até três dias depois dela). Quando há raiz fraca, brocas, lagartas, etc, é porque foi semeado da cheia para o minguante.

Primeiramente, limpe o terreno retirando os capins e ciscos em geral.

Cave um buraco fundo, se for plantar banana ou café; o resto é raso, por exemplo: feijão, milho, fumo, mandioca, etc.

Para fortalecer a plantação, use estrume de boi ou de galinha ( para ficar forte, adicione fubá de pau, destes que há nas serralherias).

Para plantar o alho: afofe o terreno com a enxada, afunde-o na terra com as mãos e espalhe fubá de pau por cima; não brotará mato e nascerá alho de cabeça grande.

Coloca-se folhas secas encostadas nas plantas, para a terra permanecer sempre úmida, beneficiando seu desenvolvimento.

No momento de plantar, é importante observar a distância entre uma semente e outra: o alho, 02 dedos; a cebola, 03 dedos; o milho (03 a 04 grãos) 03 palmos; o feijão (03 a 04 grãos) 02 palmos; a laranja, 3 metros (árvore muito grande); o eucalipto, 02 palmos; a banana, 3 metros; o café, 2 metros; o fumo, 02 palmos; a mandioca, 05 palmos. O arroz, 01 palmo (plantar num lugar que tenha água próxima; após crescer 02 palmos é necessário molhar bastante; para colhê-lo, faça-o ao alvorecer, às cinco horas, pois há vários passarinhos que comem a colheita... e a de milho também).

Para o chuchu, o maracujá e a uva, é essencial fazer estaleiros para que eles criem ramos por cima.

Regue em dias alternados. Se molhar de manhã, a água evapora logo; porém, de tardezinha, a raiz cresce porque a noite toda é fresca com a terra umedecida.

O cacau e o café devem ser plantados no tempo chuvoso, igualmente o feijão, milho, laranja, limão, banana. No verão, prepara-se a terra e no inverno é que se planta.

A região com areia branca só serve para cultivar feijão e milho. Cava-se um buraco fundo, joga-se esterco bovino, a semente e depois mais adubo. Não misturar com a terra.

Terra preta e barro vermelho são adequados para o plantio.

O solo seco (mata vermelha, terreno não viçoso) é apropriado para plantar cravo e canela, plantações que não tenham tronco grosso.

Plantar também é uma arte, por isto é importante observar as técnicas utilizadas para realizar uma boa colheita e tirar um bom proveito da terra.

--------------------------------------------------------------------



Crônica -"Conselhos De Agricultor Experiente."
Textos Do Livro "EU Poético"
Editora CBJE - Rio de Janeiro - Brasil - Agosto/ 2007.
Autora - Rosimeire Leal da Motta Piredda
 
 
\n