TEXTO DO LIVRO "VOZ DA ALMA"
Poesia e Prosa
de Rosimeire Leal da Motta Piredda

Editora CBJE - Rio de Janeiro - Brasil
Novembro/ 2005

 

Voltar para o Índice

A GUERRA É DESNECESSÁRIA
Rosimeire Leal da Motta Piredda

(Quem dera que a guerra pudesse ser evitada através de diálogos e as pessoas compreendessem que a paz é o que tomos desejam.)

 

Há um conflito, várias pessoas discordam acerca de um tema, mas, ninguém quer abrir mão de suas convicções. Assim se inicia a guerra.

Todos lutam entre si para demonstrar que estão com a razão. Os líderes traçam planos, contudo, no fundo são egoístas, pois pensam apenas em seus ideais, não se preocupam em quantas vidas serão perdidas.

Para colocar suas estratégias em prática, envolvem uma multidão... inocentes que nada têm a ver diretamente com a questão em discussão. Logo morrem milhares de civis, são destruídas cidades, uma população inteira.

O sangue derramado satisfaz o vencedor. Só então, percebe-se que o motivo era insignificante, não era necessário exterminar ninguém, bastava simplesmente entrar num acordo, encontrar uma solução adequada. Porém, em sua opinião, vencer é matar, é eliminar os obstáculos do caminho, provar que é o melhor. O chefe de uma nação deve defender o seu povo e, por isso, não terá que prestar conta a sua consciência. No entanto, embora equivocadamente, tenha a certeza de estar agindo corretamente, de alguma maneira virá a cobrança por seus atos inconseqüentes. Porque entendemos que é impossível consertar o mal causado: o estrago foi devastador.

A conseqüência da guerra fica enraizada na alma, no trauma de quem a viveu, nas imagens do antes e do depois da decisão irrevogável.

-------------------------------------------------------------------



Crônica - "A Guerra É Desnecessária"
Texto Do Livro "Voz Da Alma"
Editora CBJE - Rio de Janeiro - Brasil -
Novembro/ 2005
Autora - Rosimeire Leal da Motta Piredda
 
 
\n