TEXTO DO LIVRO "VOZ DA ALMA"
Poesia e Prosa
de Rosimeire Leal da Motta Piredda

Editora CBJE - Rio de Janeiro - Brasil
Novembro/ 2005

 

Voltar para o Índice

HISTÓRIA:
IDENTIDADE DA HUMANIDADE
Rosimeire Leal da Motta Piredda

(Para encontrar as respostas do hoje, é necessário ir em busca do ontem.)

 

É emocionante saber as causas e as conseqüências dos fatos, como viviam as pessoas na antiguidade, de analisar o que fizeram os homens para conseguir fazer desta época uma era moderna.

Sempre gostei de História porque compreendia que "o que somos hoje", é conseqüência do que "os homens realizaram no passado."

A História é realmente impressionante! Se olharmos para trás, sentiremos a longa trajetória que o mundo percorreu para chegar até onde estamos. Mas infelizmente, o que se destaca é a violência, guerras, batalhas, disputas, invasões, e, conseqüentemente, mortes, assassinatos e vítimas...

O ser humano, na luta pela sobrevivência, não mede as conseqüências, e não hesita em ir contra a sua própria espécie; ele, sendo dotado de inteligência e sentimentos pode mudar o curso dos acontecimentos, pode fazê-lo seguir em linha reta, por caminhos sinuosos ou pode derrubá-lo no precipício.

Para encontrar as respostas do hoje, é necessário ir em busca do ontem.

Com as pessoas também é assim: o que somos, é resultado de nossas experiências passadas, nossas alegrias e tristezas, das derrotas e vitórias, e principalmente, do comportamento diante dos fatos.

-------------------------------------------------------------------


;

Crônica - "História: Identidade Da Humanidade"
Texto Do Livro "Voz Da Alma"
Editora CBJE - Rio de Janeiro - Brasil -
Novembro/ 2005
Autora - Rosimeire Leal da Motta Piredda
 
 
\n